Neste post que preparamos você irá aprender 3 passos simples para fazer seu negócio crescer, pois sei que você faz o possível para que a estrutura do seu negócio e a qualidade dos seus produtos sejam as melhores e ainda assim seu negócio não está crescendo, certo?
Não é apenas a estrutura e a qualidade dos produtos que são suficientes para que o seu negócio funcione com perfeição.
Sendo assim, o que deve ser feito nesta situação é, analisar o que não está dando certo e aplicar medidas necessárias para melhorar o funcionamento do seu estabelecimento, veja abaixo 3 passos simples para fazer seu negócio crescer.
1-Análise do Seu Negócio
Quando você percebe que o seu negócio não está crescendo, a primeira atitude a ser tomada, é fazer uma varredura completa, como ele funciona e o que seus funcionários fazem? As atividades de cada setor da empresa devem ser minuciosamente observadas.
Por exemplo, se seu estabelecimento tiver garçons, você pode analisar as atividades de cada um deles, e prestar atenção em como eles trabalham, para ter uma idéia do que pode ser melhorado, desde o modo de se vestir até a forma como eles se comportam diante do Cliente.
2 – Melhorar Suas Técnicas de Vendas
Um fator que também pode influenciar quando seu negócio não está crescendo é, vender seus produtos sem nenhuma estratégia, para tanto, você deve estudar e implementar técnicas de vendas e passar o conhecimento adiante para a sua equipe de funcionários.
Um bom exemplo de técnica que você pode usar para alavancar as suas vendas, é a técnica conhecida como Upsell.
Aí você me pergunta, o que é Upsell?
Upsell é uma técnica de vendas baseada em induzir o Cliente a comprar itens mais caros, ou complementos, na tentativa de obter uma venda mais lucrativa, esta técnica consiste em adicionar algum produto extra na compra do Cliente, onde o valor agregado seja tão grande, que o preço da compra se torne irrisório para o mesmo.
Por exemplo: No momento em que o Cliente for fazer o pedido, incentive seus garçons, ou atendentes, a oferecerem desde uma porção de batatas fritas ao pedido, ou até mesmo, recomendarem aquele opcional que fica uma delícia junto ao hambúrguer, ou sugerir uma sobremesa que combina com o prato.
Uma outra sugestão que vai ajudar, é fazer uma pequena mudança na venda de um trio onde você vende Hambúrguer, Batata e uma latinha de refrigerante.
Ao invés de oferecer uma latinha de refrigerante que tem 390ml, você pode oferecer um copo de 500ml por apenas + R$2,00 na compra do lanche, então, você tira o refrigerante de uma garrafa de 3L e serve junto ao hambúrguer.
Se fizermos a conta, o Cliente vai pagar mais barato do que se tivesse comprado a latinha, e você vai ter lucrado mais oferecendo uma maior quantidade do produto.
3 – Invista Nos Seus Funcionários
Lembre-se, o que mantém um negócio de pé são os funcionários, portanto, invista neles.
Busque ter uma boa equipe e estude políticas para melhorar os seus serviços, reconhecer o valor e o potencial dos seus profissionais por meio de incentivos, torna seus funcionários mais motivados.
Melhore o ambiente de trabalho e automaticamente isso se refletirá no bom atendimento aos seus Clientes.
E aí, gostou dessas dicas, tem alguma dúvida e gostaria de saber um pouco mais? Deixe seu comentário.