2 MÉTODOS PARA AVALIAR A MARGEM DE LUCRO DO SEU NEGÓCIO

Margem de lucro

Você sabe quanto de Margem de Lucro ganha nas vendas dos seus produtos?

Mais de 90% dos donos de lanchonetes e hamburguerias não sabem dizer quanto ganham na venda de seus produtos.

Muitos utilizam Mark-up acreditando estar aplicando margem de lucro. Mark-up é o método de precificação utilizado para controlar o preço de venda dos produtos através de um indicador.

Digamos que o preço de custo de um produto seja R$ 4,75 e que você queira vender este produto pelo dobro do preço, o que ficaria num valor de R$ 9,50, neste caso você vai estar utilizando um Mark-up de 100%.

Mas isso não é margem de lucro!

Margem de Lucro consiste em você somar todos os seus custos e despesas, e depois aplicar um valor sobre o número que você encontrou.

Ou seja, você terá que ter em mãos o total de todos os seus custos (ex: conta luz, água, telefone, aluguel…) e suas despesas (ex: custos do produto, despesas com funcionários…), depois você vai pegar o total de hambúrgueres que você vende no mês e dividir o total da soma de despesas e custos por este total de hambúrgueres vendidos no mês, aí sim você vai aplicar a margem de lucro em cima deste valor.

Mark-up é o percentual que é colocado sobre o custo do produto para se chegar ao preço final de venda sem considerar os custos fixos e variáveis.

Margem de Lucro, por sua vez, mede a rentabilidade do seu negócio, ou seja, qual a porcentagem de lucro obtido com a venda de um produto.

Os conceitos de Mark-up e Margem de Lucro são muito importantes para qualquer empresa e a confusão entre esses conceitos pode levar o empreendedor ao erro em inúmeras situações, desde a formação de preços, até a escolha do regime tributário, por isso é muito importante saber a diferença entre os dois.

Após conhecer a diferença entre markup e margem de lucro, agora você pode decidir qual dos dois métodos funciona melhor no seu negócio, vale lembrar que uma pesquisa de mercado e da concorrência também podem ajudar muito na hora de escolher entre um ou outro, e ajudar no aumento da lucratividade do seu estabelecimento.

Qual a forma de definir preço é a melhor para o seu negócio e Por que?

Deixe sua resposta nos comentários, um abraço e até a próxima.[